sábado, 29 de outubro de 2016

Nivaldo perde maioria na Câmara Municipal

Com a nova lista dos vereadores eleitos, divulgada pelo site do TSE, o prefeito eleito Nivaldo Andrade perde a maioria na Câmara Municipal e nuvens cinzas pairam no ar.

É quase certo que a presidência da nova Câmara Municipal de São João del-Rei pode ficar com o bloco de oposição. Com a validação dos votos dos candidatos à vereador que estavam aguardando decisão do Tribunal Eleitoral, as coligações que estavam na base do Prefeito Helvécio conseguiram emplacar duas legendas e assegurar duas cadeiras no legislativo. Entraram na lista como eleitos os candidatos Lívia Guimarães(PT) e Dudu de Paula (REDE). Com isto, saíram da lista os dois candidatos Sargento Machado (DEM) e Edmar da Farmácia (PSL) que pudiam compor com a base do Prefeito eleito Nivaldo. Atualmente a base do Nivaldo é de apenas 6 vereadores.

De qualquer forma, Nivaldo terá que compor com parcela da oposição para tentar fazer a mesa diretora da Câmara. Provavelmente terá que negociar algumas secretarias e cargos de confiança que teriam sido prometidos para parte de sua base, se quiser começar com um legislativo mais amigável no início. É bem provável que a presidência da câmara fique com o PSDB, que pode ser um aliado de ultima hora e um futuro calo no sapato.

O certo é que este novo desenho do legislativo dificultou e muito a vida do futuro prefeito eleito. Nivaldo deve pegar um caixa estourado, com baixa arrecadação e muitos problemas pela frente. Já no seu quinto mandato de prefeito, Nivaldo não tem mais o vigor físico e a agilidade que tinha no início de sua carreira política. São João del Rei vai pegar um Nivaldo mais cansado, porém mais maduro e  experiente. 

Nivaldo Andrade e Jorge Hannas vão mesmo precisar de muita maturidade para encarar com serenidade os embates turbulentos que virão do legislativo. Não vai se só o jogo político, que muitas das vezes é rasteiro e desleal, que vai tirar o sono do prefeito e do vice. Estes gestores vão ter que ter sangue de barata ao assistir seus filhos na arena dos leões tendo que defender seu governo e ao mesmo tempo defender a honra de seus pais. Para cair no passional custa pouco.

Um comentário:

  1. Tomei conhecimento da matéria sobre o nosso atual Edil. Certamente é um fato.

    Agora, o que me impressionou muito no seu maravilhoso blog, o que aliás, digno de ser parabenizado, é a marcha que é tocada durante o vídeo. Para minha curiosidade, de quem é a autoria daquela maravilha( falando da Teresa, Largo da Cruz, Falem de Minas)?
    Musse Hallak

    ResponderExcluir