domingo, 26 de agosto de 2018

Técnico em manutenção de Torres de Transmissão coloca fogo no próprio corpo


Na manhã de sábado, 25 de agosto, Bombeiros de São João del-Rei resgatam um homem que ateou fogo ao próprio corpo.  O Senhor de 72 anos teve mais de 70% do corpo queimado. A vítima subiu na torre de transmissão da Rede Globo, localizada no Alto do Cristo, Bairro Senhor dos Montes e, com o uso de fósforos e um vidro de álcool, colocou fogo no próprio corpo, sofrendo queimaduras de segundo e terceiro grau.

O helicóptero do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros de Belo Horizonte foi acionado. Segundo palavras do Tenente Guimarães, comandante dos bombeiros na cidade e chefe da operação no local, “Fomos acionados no início da manhã de sábado. Quando chegamos, este senhor já tinha colocado fogo ao próprio corpo. Ele estava consciente, queixando-se de muitas dores em decorrência das queimaduras. Nestes casos, o que mais preocupa é a extensão da área corporal queimada, que foi de mais de 70%, aumentando o risco de um choque térmico. Além disso, as queimaduras atingiram as vias aéreas, o que gera um grande risco de infecção”.


Devido ao delicado quadro de saúde da vítima, foi necessário acionar uma aeronave do Corpo de Bombeiros de Belo Horizonte. De acordo com Guimarães, “Para este tipo de situação envolvendo grandes queimaduras, a referência de atendimento é o Hospital João XXIII, em BH. Como o estado de saúde deste senhor requer bastante cuidado, acionamos o Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros, para agilizar o transporte”.


Um fator que dificultou bastante o atendimento por parte dos militares foi o local. De acordo com testemunhas, a vítima trabalhava lá e tudo estava fechado no momento da chegada dos Bombeiros. “Ele estava sobre uma plataforma a cerca de 20 metros de altura. Para fazer a retirada, foi necessário que armássemos todo um sistema de cordas e equipamentos específicos para salvamentos em altura.  Um trabalho que requer muita experiência e cuidado por parte dos envolvidos. Para tal, contamos, inclusive, com o apoio de militares que estavam de folga e foram até o local para ajudar”, afirma o Tenente. 

Após a retirada da vítima, ela foi atendida pelo médico da Unidade Avançada do SAMU e, posteriormente, encaminhada para Belo Horizonte pelo helicóptero do Corpo de Bombeiros. 
De acordo com familiares, H.S.D. de 72 anos, sofria distúrbios psiquiátricos e já havia tentado contra a própria vida em outras ocasiões.


  Equipe que compareceu ao local: Tenente Guimarães, Sargentos César e Ferrarezi, Cabos Gottardo, Rios, Sena e Márcio. Rádio operador: Cabo Cesári


Hilton Saldanha Dias é funcionário da Prefeitura Municipal de São João del-Rei e responsável pela manutenção das torres de transmissões de canais de TV abertas que ficam localizadas no Alto do Cristo. Sua residência é junto a estas torres.

Hilton se destacou no final da década de 90, quando foi o técnico responsável pela repetição do sinal da TV Inconfidentes (TVI) no canal 9 VHF, emissora educativa com programação local, feita por moradores de São João del-Rei, mas gerada na cidade de Tiradentes através do canal 35 UHF. Foi a primeira grande experiência de São João del-Rei em TV Local. Mas antes disso, Hilton, juntamente com o falecido Repórter Luiz Bonifácio e o cinegrafista Wanderly chegaram a usar os sinais destas torres de transmissões para inserir programação geradas em São João del-Rei, interceptando os sinais das Redes Nacionais. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário