segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

A História da Cinematografia em São João del-Rei-MG

Locações do filme Amor $ Cia de Helvécio Ratton

A primeira experiência cinematográfica que se tem notícia em São João del-Rei ocorreu em 1968, quando o jovem Sérgio Ratton decidiu se aventurar na sétima arte, produzindo um curta em 35mm, BP, 24q. O filme, Regeneração, traz cenas na antiga Rua da Cachaça, Alto do Cristo, Largo do Carmo, Esquina do Kibom e Cassoco. De lá para cá, já foram mais de meio século. Neste espaço de tempo, pouca coisa foi feita. Seja pela escassez de recursos, de apoio, de talentos ou seja pela total falta de interesse da cultura são-joanense de se envolver nesta seara.

Mas nem tudo foi perdido, graças a iniciativa de alguns abnegados. Perto de 30 filmes foram lançados neste período de meio século. Mesmo que o material produzido seja considerado incipiente, não podemos desmerecer a atitude heroica destes que conseguiram produzir um ou mais filmes em São João del-Rei. Pouco mais de uma dezena de produtores deixaram suas marcas na história da cinematografia são-joanense. Estes, entraram para o seleto grupo de pessoas que podem se dar ao luxo de ter uma obra cinematográfica de sua autoria e que leva seu nome em destaque nos caracteres da obra.

Apresentamos aqui um resumo deste seleto grupo de desconhecidos produtores de filmes em São João del-Rei que atuaram nos formatos Super 8, VHS, Super VHS e Digital HD:

SÉRGIO RATTON MONTEIRO
  • Embora ele tenha produzido apenas um curta, seu nome ganha importância pelo pioneirismo. REGENERAÇÃO chegou a participar da Mostra de Filmes Mineiros, em Belo Horizonte, no ano de 1968. O Studio JPV conseguiu recuperar esta obra. Ela encontra-se disponível no Youtube, com alguns cortes de cenas picantes que foram feitas na antiga Rua da Cachaça. "A história acontece em São João del Rei, interior de Minas Gerais, um rapaz ao sair da prisão procura reviver todas as emoções da vida despreocupada e desagregada que levava, mas numa noite de bebedeira sofre alucinações, vendo os representantes do Bem e do Mal. Procura então regenerar-se pela acomodação burguesa e a religião. Seus companheiros de farra resolvem então enterrá-lo simbolicamente.

MARCO ANTONIO CAMARANO
  • Na década de 70 quem se aventurou na cinematografia em São João del-Rei foi o teatrólogo Marco Antônio Camarano. Ele chegou a criar seu próprio grupo de teatro (TECOS - Teatro Contemporâneo são-joanense). Autor e diretor de várias peças de teatro. Também chegou a ser secretário de turismo em São João del-Rei e Diretor do nosso Teatro Municipal. Camarano teve duas produções em 16mm, BP, sem áudio. Um curta: Um Bilhete Para a Eternidade; Um filme policial, estilo Hawaii 5.0, cujo nome ele não se lembra, mas que chegou a ser exibido no Cine Glória, numa única sessão, para um público muito seleto. Infelizmente, Camarano não sabe o que foi feito com a única cópia original do filme.
LUIZ BONIFÁCIO
  • Bonifácio, mais conhecido como Lucas, merece um menção toda especial nesta arte de produzir filmes em São João del-Rei. Ele foi morador do Bairro Senhor dos Montes, onde criou um núcleo de dramaturgia denominado por ele de GRUTSEM - Grupo Teatral do Senhor dos Montes - a sede era sua própria residência. Seus primeiros trabalhos tiveram início no final da década de 80. De todos, foi o que mais produziu filmes em São João del-Rei. Bonifácio também se aventurou na comédia com várias edições da Escolinha do Professor Bonifácio. Dos oitos filmes produzidos por ele, seis deles o Studio JPV conseguiu recuperar e disponibilizá-los no Youtube. São filmes de Bonifácio: O Ouro do Chico Rei, A Flor do Campo, Seresteiros Poetas e Boêmios, A Sedução de Salomé, Via Sacra da Ladeira, Em Belém Nasceu Jesus, Chica do Tijuco; O Profeta e o Feiticeiro.
    Graças ao núcleo teatral criado por Luiz Bonifácio no Senhor dos Montes, outros produtores também conseguiram concluir suas obras se utilizando desta infra-estrutura por ele criado. A importância de Luiz Bonifácio na cinematografia são-joanense foi tamanha que o Studio JPV chegou a produzir um documentário sobre ele: O Pai do GRUTSEM
JOSÉ RESENDE
  • José Resende, delegado aposentado da polícia civil, também deixou uma grande contribuição para a cinematografia são-joanense. Três de seus trabalhos são conhecidos e foram recuperados pelo Studio JPV e disponibilizados no Youtube. Resende foi um dos que se beneficiaram do núcleo teatral do GRUSTEM para formar o elenco de seus filmes. São obras de José Resende: O Mascarado, O Sino Assassino de São João del-Rei, A História de Tião e Tunico, O filme O Mascarado, a pedido da família do cineasta, é o único que ainda não está disponível no modo público. 
JOSÉ DE ARIMATEIA
  • Este sempre foi um aficionado pela sétima arte. Além de atuar nos filmes de outros produtores, ele também deixou sua marca na cinematografia são-joanense com suas produções: Targo, a Expedição Perdida, Defensores do Planta Terra, A Vida de Dona Clarinda. Arimateia também é um dos atores mais tradicionais do Grutsem. Ele tentou criar seu próprio núcleo de atores mas acabou fazendo parte do GRUTSEM (Grupo Teatral do Senhor dos Montes) de Luiz Bonifácio.
FERNANDO DE SOUZA
  • Fernando de Souza é considerado um dos discípulos e braço direito de Luiz Bonifácio no Grupo Teatral dos Senhor dos Montes, além de ator, também conseguiu entrar para o seleto grupo de produtores de filmes em São João del-Rei. Sua primeira experiência em produção foi em 2002 com o filme A Trama do Mestre Jaburu. Segundo ele, o filme ainda precisa passar por alguns ajustes para ser exibido. Seu trabalho de maior visibilidade foi com a Trilogia da Catifunda. Uma sequência de três produções sobre uma senhora rica que veio a falecer. Os dois primeiros filmes foram feitos em parceria com o Studio JPV, que respondeu pelas filmagens e edição. O terceiro filme foi feito em parceria com integrantes da UFSJ. São eles: (O Velório da Catifunda, Os Herdeiros da CatifundaOs Milagres da CatifundaA Trama. O Studio JPV disponibiliza os dois primeiros filmes desta  trilogia no Youtube, além deste Making of do Velório da Catifunda. Outra obra sua de menos repercussão foi A Barbearia da Alegria
JOÃO PAULO GUIMARÃES
  • Poucos foram os produtores de filmes em São João del-Rei que possuíam uma produtora de vídeo. João Paulo foi um destes. Embora ele tenha se destacado na produção de vários documentários sobre a cultura de São João del-Rei e região, ele também chegou a produzir filmes. A contribuição de João Paulo para a cinematografia são-joanense foi voltada para o público infantil. São obras suas: A Turma da BiquinhaOh Sino da Minha Aldeia; Bonecos de Pano. No primeiro filme João Paulo contou com parte do elenco disponibilizado pelo GRUTSEM de Luiz Bonifácio. Seu terceiro filme veio de uma bem sucedida parceira com a Escola Caminho do Sol, onde ele administrou uma Oficina de Cinema para crianças, chegando a produzir uma sequência de curtas. Além destes, João Paulo também foi coprodutor de outros quatro filmes atuando em parcerias com os autores das obras. Estes filmes são: Negros dos Palmares; Via Sacra da Ladeira; Velório da Catifunda; Herdeiros da Catifunda
LUCAS MENDONÇA
  • Mendonça é outro produtor que também dispunha de uma produtora de vídeo e chegou a ministrar uma oficina de cinema no 17º Inverno Cultural da UFSJ, nesta parceria foram produzidos dois curtas: 20 Horas; O Segredo. Graças a atuação de Lucas Mendonça a UFSJ conseguiu ser notícia na história da cinematografia de São João del-Rei. Nos seus 35 anos de federalização não se conhece outra contribuição significa da UFSJ nesta seara.
ROBERTO CARLOS
  • Roberto Carlos, o Beto, de Coronel Xavier Chaves, entrou para este seleto grupo de produtores quando lançou o filme de sua autoria em 1996: Negros dos Palmares, numa bem sucedida parceria entre duas produtoras de São João del-Rei: Video Bassi (filmagens) e Studio JPV (edição).
HELVÉCIO RATTON
  • Este, diferente dos demais, é um produtor consagrado com produções trazendo grandes orçamentos, e que presenteou São João del-Rei com o seu filme: Amor e Cia. O filme, que contou com várias locações em São João del-Rei, também chegou recheado com um elenco de ponta da Rede Globo. Infelizmente o filme não está disponível no Youtube, mas certamente pode ser visto em outras plataformas de streaming. Helvécio Ratton também produziu Pequenas Histórias com Marieta Severo, onde São João del-Rei e Região foram contempladas com várias locações, além de uma boa presença de figurantes com moradores da cidade. Uma destas história destacamos aqui: Um Coroinha em São João del-Rei.

ZIRALDO ALVES PINTO
  • Ziraldo Alves Pinto é um cartunista, chargista, pintor, dramaturgo, caricaturista, escritor, cronista, desenhista, humorista, colunista e jornalista brasileiro. É o criador de personagens famosos, como o Menino Maluquinho, e é, atualmente, um dos mais conhecidos e aclamados escritores infantis do Brasil. Este também presenteou São João del-Rei com belas locações para produzir seu filme: Uma Professora Muito Maluquinha; com grande orçamento, elenco de ponta da Rede Globo e na figuração temos moradores da cidade. Neste filme o Studio JPV trabalhou na produção de imagens para o seu Making of.
GUTO AERAPHE
  • O mineiro Guto Aeraphe é formado em Comunicação Social com Pós Graduação em Criação e Produção em Mídia Eletrônica pela UNI-BH. Trabalha com audiovisual desde 1997 e nesse período já dirigiu e editou dezenas de comerciais para TV, realizou programas para tvs educativas e comerciais, produziu documentários, curtametragens e webséries. Ele presenteou São João del-Rei produzindo um filme baseado na história de Três Heróis da Feb, que saíram de São João del-Rei para lutar nos campos de batalha da Itália e foram mortos pelos Alemães. Esta produção teve a parceria do nosso Glorioso Regimento Tiradentes. Conheça o filme: Heróis - O Brasil na Segunda Guerra Mundial.
PRODUTORAS DE VÍDEO EM SÃO JOÃO DEL-REI
  • A maioria destes produtores cinematográficos amadoras de São João del-Rei não possuíam recursos para produção do audiovisual. WM Filmagens, Gilson Filmagens, Vídeo Bassi, M&R, Studio JPV e alguns cinegrafistas amadores como Luiz Gonzaga Cardoso, Jacó e outros contribuíram para que estes produtores conseguissem produzir suas obras. Embora estes sejam os mais valorizados do mercado cinematográfico de São João del-Rei, nenhum deles chegou a ganhar dinheiro com isto. Tudo era feito com base em pequenas contribuições arrecadadas com patrocinadores, muitos deles, micro empresários.
PARCERIA COM O CINE GLÓRIA
  • Acredite, muito destes filmes só tiveram uma sessão de lançamento. Graças a boa vontade e ao apoio dos proprietários do Cine Glória, seus criadores puderam experimentar a sensação de ter uma estréia no cinema e ver sua obra na tela grande. Estas exibições sempre aconteceram na parte da manhã para não atrapalhar a programação do cinema. Algumas estreias chegaram a ter um bom público. Antes da internet estas obras ficavam apenas com o seu produtor. Com as redes sociais a maioria destes filmes conseguiram ganhar vida, ficando disponível para o público do mundo inteiro na plataforma do Youtube.
Lista dos filmes são-joanenses produzidos até 2020 e seus respectivos links.
Pesquisa de João Paulo Guimarães - Publicado em 10/02/2020 no Blog Só São João del-Rei.

3 comentários:

  1. Bacana demais, João Paulo. Este levantamento de obras ficcionais é de grande importância. Vale ressaltar que atualmente existe uma vasta produção audiovisual documental, jornalística e também pequenas produções ficcionais, principalmente devido ao advento de cursos de graduação da UFSJ, com destaque para os cursos de comunicação social e teatro, e claro, de algumas pós-graduações, como o PIPAUS (pós interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade), que tem contribuído para ampliação e profissionalização de produções, sejam locais ou que utilizam a cidade/região como locação.

    ResponderExcluir
  2. Deve ter me escapado algum filme feito em São João del-Rei nesta última metade de século. Com certeza, eu me lembro de um meio fantasmagórico, mas se perdeu por aí. Tem uma mini-série feita em São João del-Rei alguns anos atrás. Mas ainda não consegui achar nada sobre ela. Assim que eu tiver novidades, atualizo a matéria.

    ResponderExcluir
  3. Quando eu finalmente encontrei testemunhos sobre o lançador de feitiços Dr. AJAYI, como ajudou muitas pessoas a recuperar seus amantes e lares desfeitos, entrei em contato com ele pelo número do WhatsApp: +2347084887094 porque meu namorado, a quem eu realmente amo de todo o coração, e ele ama eu também, mas de repente ele mudou e virou as costas para mim e me odiou com paixão sem motivo, ele saiu de casa e depois ouvi dizer que ele estava morando com outra mulher esse comportamento era muito estranho, como se ele fosse manipulado, ele me impediu de todo o seu contato nas redes sociais e eu não consegui me comunicar com ele. Eu estava desesperado para recuperar meu namorado. A vida sem meu namorado foi uma verdadeira bagunça para mim, porque eu realmente o amo e sei que ele também me ama, procuro ajuda de seus amigos íntimos e familiares, mas não tenho sorte em voltar. Eu queria uma mudança dramática e achei que a magia poderia ser a solução. Depois de discutir a resolução com o Dr. AJAYI, ele me deu esperança de que ele restauraria meu relacionamento porque ele já me contratou. Eu me senti confiante de que ele realmente faria meu namorado voltar para casa e ele voltou! É fantástico o que esse grande lançador de feitiços fez por mim, a ajuda dele não tem preço! Não sei o que teria feito sem o Dr. AJAYI. DR AJAYI faz seu trabalho tão bem que ele é organizado e altamente funcional. Acredito que ele seja o melhor lançador de feitiços em que posso contar quando se trata de todos os tipos de feitiços. Sou muito grato por seus feitiços funcionarem. Se precisar de ajuda, entre em contato. ele via e-mail drajayi1990@gmail.com ou WhatsApp: +2347084887094 Garanto que as coisas mudarão para você.

    ResponderExcluir