segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Acidente fantasma no Trevo do Calaboca

Este grave acidente aconteceu próximo à ponte do Córrego do Calaboca, numa noite de chuva deste mês de dezembro. Trata-se de um acidente fantasma, porque não teve vítima, nem registro de ocorrência, nem a presença de bombeiros, nem SAMU, nem PM. Simplesmente, os ocupantes do veículo chamaram um reboque e levaram o carro. Mas o fato de não ter vítima não tira a sua gravidade. Na verdade, trata-se de um fato GRAVÍSSIMO porque estamos falando de um dos locais mais perigos da BR 265 e que não recebe nenhum tratamento especial por parte do DENIT.



Não é o primeiro, nem será o último acidente grave que acontece neste trecho da BR 265. Muitos outros já aconteceram e com vítimas fatais. São vários ingredientes que corroboram para que este trecho possa ser considerado de RISCO GRAVE:
  • A ponte do Córrego do Calaboca é estreita;
  • Ela está em uma depressão, com declives em linha reta dos dois lados da ponte que possibilitam que veículos cheguem a ela em alta velocidade.
  • A ponte fica no começo de uma curva, com vegetação abundante que impede a visibilidade à distância da outra margem do córrego.
  • Embaixo da ponte fica um balneários usado por banhistas da região;
  • há 30 metros da ponte, à margem esquerdo do Córrego, está o Trevo, que entra para o Centro Histórico de São João del-Rei.
  • Há 15 metros da ponte, à margem direita do córrego tem seis entradas, incluindo um posto de gasolina e o balneário da Reserva Natural do Calaboca, que recebem um considerável fluxo de pessoas.


Curva entre dois declives acentuados com uma ponde estreita no meio dela.

Os moradores desta localidade, há tempos, vêm reivindicando, junto ao DENIT, redutores ou radares que alertassem aos motoristas para o perigo que este trecho oferece. Já reuniram com prefeitos, vereadores, até deputados da região, mas até o momento, nenhuma autoridade se movimentou para esta questão.


Trevo de São João del-Rei, tendo ao fundo a ponte do Calaboca

Provavelmente, esta reportagem será lembrada em breve, quando um novo acidente acontecer no local. Se tivermos vítimas fatais, fica aqui o alerta para quem de direito deveria fazer alguma coisa ou poderá ser responsabilizado por omissão.


Declive indo em direção a curva que dá de encontro com a Ponte do Calaboca

Nenhum comentário:

Postar um comentário