Unir novamente para garantir a governabilidade |
São João del-Rei chega no dia 2 de outubro de 2016 pacificada e com um olhar distante para o que virá.
A vitória do candidato do PSL e ex-prefeito Nivaldo Andrade é dada como certa. O candidato Rômulo Viegas do PSDB e apadrinhado do senador Aécio Neves (PSDB) deve ficar em 2º lugar, com uma ligeira vantagem sobre os demais.
A candidata da situação e vice-prefeita de São João del-Rei Cristina Lopez (PT) apadrinhada do deputado federal Reginaldo Lopes (PT), do deputado estadual Cristiano da Silveira (PT) e pelo atual prefeito Helvécio Reis (PT) disputa com a vereadora Jania Costa (PSD) a terceira e quarta colocação, ainda na casa de um dígito, segundo a única pesquisa divulgada até agora.
O que antes já foi um campo de batalha entre Nivaldo Andrade e Rômulo Viegas, hoje podemos dizer que ambos estão apenas medindo força para ver quem tem mais densidade eleitoral na terra onde os sinos falam. Nivaldo Andrade e Rômulo Viegas já haviam acertado os ponteiros em anos anteriores e já trocaram apoios nas últimas eleições. De lá para cá nada aconteceu que justificasse um rompimento entre os dois.
Desgaste da legenda derruba intenções de votos no PT |
Nivaldo Andrade sabe que vai precisar muito ainda da força política de Aécio e Rômulo em São João del-Rei para vencer esta crise econômica que está inviabilizando uma boa gestão. Do mesmo modo, o PSDB sabe que pode ser o peso fiel da balança para formar a base de apoio do próximo governo municipal. Isto é a garantia para que Nivaldo tenha estabilidade política para um possível embate político entre a bancada da futura oposição que deve ser liderada por um PT estafado mas ávido para retornar ao poder. Editorial de João Paulo Guimarães