segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

VELHA GUARDA GARANTE CADEIRA CATIVA NA ESQUINA DO KI.BOM

Inaugurado no dia 14 de janeiro de 2017, o novo bar Ki.bom (leia-se Ki ponto bom), localizado obviamente na esquina do Kibon, em São João del-Rei, promete trazer de volta a alegria perdida com o fechamento do Del Rei Café. A esquina da Av. Tiradentes com a Rua Ministro Gabriel Passos é considerada um patrimônio cultural da cidade. Já se foram mais de 50 anos que aquela localidade ficou conhecida como Esquina do Kibon, graças ao empresário Claudionor que trouxe a novidade do sorvete para ser vendido naquelas imediações.


Velha guarda no Bar Ki.bom
No dia da inauguração os veteranos marcaram presença e recuperaram o sorriso perdido nos últimos meses com o vácuo deixado pela ausência do Del Rei Café. Rodeado de amigos, o mais assíduo freqüentador da tradicional esquina, Francisco Torga, foi homenageado com mesa cativa.


Durante muitos anos o Del Rei Café segurou o movimento de um dos lados da Esquina do Kibon com suas deliciosas porções e drinks. Mas anteriormente, nesta mesma esquina, funcionou a Confeitaria da Vovó e muito antes o tradicional e saudoso "Clever's Bar". O outro lado da Esquina do Kibon, o lado mais famoso, funciona agora o Ki.bom, mas antes já foi o Nosso Bar, Kuka's Bar, Clube da Esquina, e tantos outros.
Atualmente existe vasta literatura sobre a Esquina do Kibon, incluindo vídeos documentários.

Ki.bom reina absoluto na Esquina do Kibon
Bruno, atual proprietário do Bar Ki.bom, está sendo visto como o "salvador da pátria". Com a chegada do período carnavalesco esta esquina sempre entra em efervescência e com o Ki.bom a festa está garantida. 

Momentos vividos no extinto Del Rei Café
Momentos vividos no extinto Del Rei Café
Momentos vividos no extinto Del Rei Café

Momentos vividos no extinto Del Rei Café

Momentos vividos no extinto Del Rei Café

Momentos vividos no extinto Del Rei Café
Momentos que eternizaram a Esquina do Kibon nos anos 70 e 80
Momentos que eternizaram a Esquina do Kibon nos anos 70 e 80
Momentos que eternizaram a Esquina do Kibon nos anos 70 e 80

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

CASA TUPÃ AMPLIA SUA LINHA DE PORCELANATO

Agora você não precisa mais sair de São João del-Rei para buscar marcas famosas de porcelanatos para sua obra ou reforma. Estive conversando com a Marília e ela me mostrou a nova linha de PORCELANATO que a CASA TUPÃ começou a oferecer aos seus clientes. Na CASA TUPÃ você encontra, além das marcas que a loja já trabalha,  marcas famosas como  DELTA, VILLAGRES, INCOPISOS, ELIANE, INCEFRA, CEUSA, VIA ROSA, PORTO FERREIRA. Tudo pode ser adiquirido no cartão em até 10 vezes.
Com 30 anos atuando no mercado de materiais de construção em geral a CASA TUPÃ também investe em designer e arquitetura, oferecendo a medida certa para a sua casa. Sua matriz fica em Matosinho na esquina da Av. Sete de Setembro com a Rua Tomé Portes Del Rei. Atualmente com duas filiais: uma no Bairro Colônia e outra em Tiradentes-MG










Matriz da Casa Tupã em Matosinhos. Esquina da Av. Sete de Setembro com a Rua Tomé Portes del-Rei.

domingo, 8 de janeiro de 2017

Motorista perde o controle da direção, capota o veículo, que explode em seguida


Ma madrugada deste segunda-feira, um veículo Palio de placa OPC 9946 de São João del-Rei, ocupado por duas pessoas, saiu da pista, capotando e logo em seguida pegou fogo. O acidente aconteceu entre o Café Soberano e o Artesanato Santo Antônio, na Av. Domingos Pinto Camarano. O pálio vinha sentido Independente - Posto do Bezerrão. Os dois ocupantes tiveram que sair as pressas, porque o carro começava a ficar tomado pelas chamas. O motorista, de 22 anos, estava alcoolizado e sofreu escoriações pelo rosto e o carona com uma fratura de fêmur. Mesmo debilitados ele conseguiram se evadir do local para não morrerem carbonizados. A equipe do Corpo de Bombeiros que prestou socorro às vítimas foram: Cabo Gottardo, Cabo Rios, Cabo Dominguez e soldado  Vinícius - Fonte: Pablo Gottardo


quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Fuga espetacular nas ruas de São João del-Rei termina em acidente e bandidos presos


Uma cena inusitada tirou a pacata cidade de São João del-Rei da monotonia quando uma viatura policial em patrulhamento iniciou perseguição a um veículo suspeito nas ruas de São João del-Rei.


A perseguição começou no bairro de Matosinhos por volta das 14:20h, desta terça-feira. Os indivíduos estavam em um gol branco, placa KMR 5407, que foi furtado na manhã da última segunda-feira, dia 02/01, na cidade de Boa Esperança. Eles estavam trafegando em alta velocidade e ao serem avistados, os policiais enviaram sinais luminosos e sonoros para que parassem o veículo e não foram obedecidos. Os fugitivos saíram de Matosinhos em direção ao Centro e colidiram em vários carros estacionados.


Após colidirem em um Pálio, na rua São João, bairro Tijuco, os PM’s conseguiram deter o carro e os indivíduos. Os 4 adolescentes envolvidos tem passagem pela polícia por tráfico de drogas, assalto à mão armada e um deles tem participação em um homicídio na cidade. 2 viaturas da PM também foram atingidas e os policiais sofreram ferimentos leves, sendo encaminhados à UPA, enquanto os menores nada sofreram. Foram apreendidos dentro do veículo uma substância semelhante à cocaína e uma tesoura. Fonte: Pop News



segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Os mais pessimistas diriam "Nivaldo subiu no telhado"


Os rumos que tomaram a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal e a ausência do nome do secretário de cultura no novo secretariado de Nivaldo Andrade dão sinais de que a composição entre as forças políticas de Nivaldo e de Aécio não estão tão afinadas como se esperava. Pelos discursos proferidos durante a posse do executivo municipal não teve nenhuma fala que sugerisse uma aproximação.

Nivaldo teve dificuldades para articular um candidato á presidente da casa porque sua base estava dividida entre três nomes: Cabo Zanola, Stefânio e Rodrigo. Qualquer que fosse a escolha de Nivaldo ele corria o risco de perder o apoio dos demais, como aconteceu no seu governo anterior. No mandato anterior Nivaldo também havia perdido o controle do legislativo. O vereador Emerson Alves (mais votado) abandonou sua base para compor com a oposição depois que Nivaldo manifestou preferência pelo vereador Kleber Baccarini na presidência da câmara. Emerson procurou a oposição e formou maioria para se eleger presidente da mesa e virou o carrasco do governo de Nivaldo.

A falta de unidade na base de Nivaldo, que já tinha minoria na casa, e a incapacidade de articular uma aproximação com antigos aliados do PSDB fez com que ele perdesse o controle do Legislativo. O quadro mais favorável era compor com as forças políticas do PSDB, apoiando a candidatura de Igor Sandim para presidente e garantindo nomes de sua base em cargos estratégicos na mesa diretora da casa.

O primeiro nome anunciado para o primeiro escalão do governo Nivaldo foi do ex-vereador Adenor Simões na Sec. de Cultura. Adenor é um dos nomes mais próximos de Aécio Neves. Era uma sinalização para uma composição com o PSDB. Mas Adenor, nem a secretaria de cultura, apareceram na primeira listagem de secretariado anunciada pelo grupo de Nivaldo Andrade.

Adenor não estava na arena política e sim Rômulo Viegas. Os dois nomes são fortes na base de Aécio. Adenor parece ser o preferido de Aécio mas Rômulo tem sido escalado para apagar incêndios e para missões impossíveis. Faltou ao Nivaldo conversar com Rômulo.

As duas chapas apresentadas para eleição da mesa diretora da Câmara Municipal mostraram uma polarização radicalizada, sinalizando que a oposição não vai dar refresco para o governo de Nivaldo.

Este blog já havia antecipado a eleição de Igor Sandim para presidente da Câmara, (Veja neste link) porque o vereador era o fiel da balança. O Grupo de Aécio é a segunda maior força na Câmara em três grupos distintos. Mas o fato de estar equidistante entre o grupo de Nivaldo e o grupo dos partidos de esquerda favorecia o PSDB na articulação para formar maioria e assumir o controle do legislativo.

Faltou à base de Nivaldo descer do salto alto. Ele tem a máquina na mão mas deixou a oposição com um pé no freio. A falta de liderança de Nivaldo para antecipar esta articulação com sua base favoreceu a unidade das forças de oposição que já eram maioria, mas tinham divergências no plano nacional entre a base de Aécio com os vereadores de esquerda do PT e da REDE.

O quadro político que se desenha não é estável. Clima tenso, sujeito à tempestades moderadas ao longo do percurso. Os mais pessimistas diriam: "Nivaldo subiu no telhado". Mas como o quadro político é igual nuvem, está sempre mudando, vamos ver para onde esta "massa de ar" vai nos levar.

Aécio e Nivaldo em "Céu de Brigadeiro" sonhando com a presidência do Brasil

domingo, 1 de janeiro de 2017

2017 chega com acidente grave próximo de Prados


Acidente grave na manhã do dia 1º de dezembro, as 5 hrs, na LMG 809, km 05. Veículo Palio, placa GMS 0400, conduzido pelo Sr. Elson, 35 anos, que encontrava-se preso entre as ferragens, colidiu com o ônibus da viação Serra Azul Turismo, placa BIH-4156, conduzido pelo sr Jesu, 59 anos, que nada sofrera. Segundo o motorista do ônibus, que vinha sentido Prados/SJDR, se deparou com o Palio que ia sentido SJDR/Prados, invadindo a contramão de direção, nada podendo fazer para evitar a colisão. Foi retirado das ferragens, politraumatizado, com uma fratura exposta na perna esquerda. Foi conduzido ao Hospital pela viatura do Samu. Fonte: Corpo de Bombeiros.


Nivaldo é empossado e assume o seu 5º mandato de prefeito


Na noite de 1º de Janeiro, no Teatro Municipal de São João del-Rei, o candidato eleito Nivaldo Andrade, ao lado de seu vice Jorge Hannas, assume seu 5º mandato de prefeito, sendo um em Tiradentes e quatro em São João del-Rei.

Momentos antes da posse ele recebe a notícia que seu candidato a presidência da Câmara Municipal, vereador Rodrigo, havia perdido o controle da casa para a oposição que acabara de eleger o vereador Igor Sandim - PSDB como presidente da mesa diretora. Foram apresentadas duas chapas e todos os cargos da mesa diretora foram preenchidos por vereadores de uma mesa chapa, sendo todos eles da oposição.

A vereadora Lívia Guimarães, única representante do PT eleita, não compareceu à cerimônia de posse do executivo municipal. A vereadora votou no candidato do PSDB para presidente da câmara alegando um voto "crítico". 

Durante a cerimônia de posse apenas o vereador Igor Sandim, o prefeito Nivaldo Andrade e o seu vice Jorge Hannas fizeram o uso da palavra. Em seu discurso Nivaldo manifestou sua preocupação com as contas públicas do município, dizendo o prefeito Helvécio só consegui honrar seus últimos compromissos graças aos recursas da "repatriação de dinheiro brasileiro que estava no exterior, para horar os compromissos. No final da cerimonia um palco na Avenida Pres. Tancredo Neves embalou um show com artistas locais para o povo comemorar o novo governo.

Nivaldo perde o controle da Câmara. Oposição elege todos os cargos da mesa diretora


 

Com o apoio do PT o vereador do PSDB Igor Sandim é eleito presidente do legislativo municipal e oposição assume o controle do Câmara Municipal elegendo todos os demais cargos da mesa diretora.. Nivaldo começa seu governo com minoria na Casa. Não conseguiu emplacar seu candidato o vereador Rodrigo. A posse dos novos vereadores para o mandato de 2017/2020 aconteceu na tarde de 1º de Janeiro, às 18 horas, na Câmara dos Vereadores. A Nova mesa diretora da casa ficou assim constituída:
  • Pres: Igor Sandim PSDB
  • 1º vice: Dudu de Paula: REDE
  • 2º vice: Prof. Leonardo - PSDB
  • 1º sec: Altamir Zanetti - DEM
  • 2º séc: Geraldo do Terço - PTB

Auditório da Câmara Municipal