terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Mina de Ouro Pres. Tancredo Neves fechada para visitação

Excursão de alunos visitando a Mina de Ouro Pres. Tancredo Neves em 2015
Quem ainda não se aventurou nos subterrâneos de São João del-Rei para conhecer as galerias feitas por escravos no período do ouro, agora terá que esperar um bom tempo. A Mina de Ouro Pres. Tancredo Neves fechou o local para visitação até serem concluídas as obras de melhoramento e de segurança. De um ano para cá este local passou a ser muito visitado por pessoas de vários lugares do Brasil e até do exterior, o que gerou a necessidade de fazer um estudo para atestar a segurança da Mina.



Sede da Mina de Ouro Pres. Tancredo Neves em São João del Rei

Por estar localizada no Centro Histórico de São João del-Rei e ser de fácil acesso a Mina de Ouro Pres. Tancredo Neves, desativada há mais de 20 anos, tem sido um enorme atrativo turístico de São João del-Rei. Isto fez com que alguns guias de turismo incluíssem a mina no seu roteiro. Embora a manutenção do local tenha um custo para o proprietário não se é cobrado a visita.

O Engenheiro de Mina Diogo Andrade na Mina de Ouro Pres. Tancredo Neves
A escavação deste local foi inciada há mais de 250 anos. Atualmente ela conta com várias amarras feitas de concreto e trilhos que dão sustentação às paredes. Possui uma escada com 101 degraus que leva até ao fundo da Mina. O local também recebe uma iluminação que possibilita enxergar todo o seu interior.

Excursão de alunos visitando a Mina de Ouro Pres. Tancredo Neves em 2015
Este sítio histórico é um exemplar único no mundo com estas características e de um valor incalculável para a história e para a cultura de Minas Gerais e do Brasil. O Studio JPV chegou a produzir alguns vídeos desta Mina de Ouro que foram disponibilizados na internet. No espaço de um ano, os vídeos chegaram a quase meio milhão de visualizações, tamanho o interesse que a Mina desperta nas pessoas. Mas como a Mina vai estar fechada por algum tempo estes vídeos estão indisponíveis para evitar que as pessoas procurem o local neste período de obras.

O Engenheiro de Mina Diogo Andrade na Mina de Ouro Pres. Tancredo Neves
Atualmente, um engenheiro de Mina está fazendo os estudos do local para atestar a resistência das rochas. Em 60 dias ele deve apresentar um laudo ao proprietário. Se o local realmente estiver em condições de continuar recebendo este volume de visitas, aí sim, novos projetos deverão ser iniciados. O proprietário pensa em buscar parcerias ou, até mesmo, encomendar um projeto de capitação de recursos através de leis de incentivo à cultura. O local ainda pode receber um Museu da Mineração.

Acesso à Mina de Ouro Presidente Tancredo Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário